Linda McCartney

Não precisa ser fã dos Beatles pra reconhecer esse sobrenome e já se interessar, sabe-se lá qual for o tema, certo?!

Pois bem, Linda McCartney, primeira mulher de Sir. Paul (haha), a que esteve do lado dele quando todas as meninas da época desejavam estar.

Mas não acredito na possibilidade de se rotular Linda McCartney como “Chelsea Girl” (rótulo muito usado para designar outras mulheres de roqueiros Britânicos na época, como Marianne Faithfull, “par” de Mick Jagger), não por ser Americana, esse fato não vem ao caso. Dizemos isso porque diferente das outras meninas dessa época, o propósito e a imagem de Linda não era mostrar não ligar pras regras e viver daquele estilo “sexo, drogas e rock ‘n roll” da época e do meio que estava ligada.

Claro que seria ingenuidade nossa acreditar numa “angelical e magnífica” Linda, mas isso (de novo) não vem ao caso. hahaha! Neste post queremos mesmo é falar da Linda McCartney, a fotógrafa.

Formada em Artes, pela Universidade do Arizona, deu o ponta pé inicial de sua carreira ao “roubar” uma credencial de imprensa e fotografar a banda Rolling Stones num evento exclusivíssimo para banda em um iate no rio Hudson, em Nova York. Vejam as fotos abaixo:

Primeira mulher a ter como capa da revista Rolling Stones uma foto de sua autoria, no caso uma do cantor Eric Clapton. E já no ano seguinte desse “acontecimento”, em 1969, se casou com Paul McCartney e ficaram juntos até 1998, ano de seu falecimento.

A famosa fotografia de Eric Clapton, de 1968.

Já passaram por suas lentes lendas como Jimi Hendrix, The Doors, Janis Joplin, Bob Dylan, The Who, Aretha Franklin e claro The Beatles. Mais conhecida por fotografias que retratam mais o cotidiano, do que algo mais conceitual.

Os Beatles, fotografados por Linda em 1968 em Londres.

Linda e Paul McCartney juntos tiveram três filhos, Mary (também fotógrafa), Stella (a estilista) e James Louis (também músico, assim como seu pai) e Paul “adotou” Heather de um relacionamento anterior de Linda.


Stella McCartney, filha do casal.

Em um livro recém-lançado, trazendo em seu recheio fotos escolhidas por Paul. Segundo o próprio Beatle, com a ajuda dos filhos teve o árduo trabalho de escolher fotografias para compor o livro num acervo com 200 mil fotos.


O livro “Linda McCartney: Life in Photographs” está à venda por cerca de R$ 116. E tem na capa ninguém menos que Paul McCartney, claro.

Bom, é isso, difícil demais escolher as melhores fotografias de Linda McCartney pra fazer o post. Mas que a vontadezinha de comprar o livro, por mais que o preço seja salgado, pelo menos ao nossos bolsos, tá enorme… ah, se não tá!

1 comentário

Arquivado em Fotografia

Uma resposta para “Linda McCartney

  1. Camila S.

    college tambem é cultura…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s